O desenrolar da diegese em O Silêncio dos Inocentes (1991), vale dizer, a forma pela qual a narrativa se apresenta, utiliza constantemente os primeiros planos, mostrando o psicopata Hannibal Lecter assustador e premonitório, tal como a foto acima, capaz de perfurar não apenas os olhos mas principalmente a alma dos espectadores.
Por outro lado, Clarice, a jovem investigadora, supera todos os desafios a si impostos ao mesmo tempo, em que se desenvolve profissionalmente através de seus contatos com Hannibal, ou seja, a intersubjetividade aqui é combustão para o crescimento profissional com o evidente risco de embrutecimento pessoal considerando a hediondez dos casos apurados.
De tal relação surge um dos mais interessantes filmes policiais, vencedor de dezenas de prêmios como Bafta, Globo de Ouro e Oscar, com atuações marcantes de Anthony Hopkins no papel de Hannibal Lecter e Jodie Foster como agente do FBI.
Psicopatas e o Cinema
Afinal: a maldade é própria da natureza humana ou aprendida socialmente?
Bom, esse é um dilema sobre o qual não pretendo me arriscar. Deixo para você, leitor. Agora, que esses caras abalam as telas de cinema, não há dúvida. Travis, “Taxi Driver” (1976); John Doe, “Os Sete Crimes Capitais” (1995) ou Anton Chigurh, “Onde os fracos não tem vez” (2006), rivalizam com Hannibal Lecter no poder de gelar a espinha!
Neste mesmo site, ao falarmos sobre o “Assassino do Zodíaco”, mencionamos a figura de H. H. Holmes, o primeiro assassino serial americano que se tem notícia, sobre quem dedicamos espaço no Canal do Youtube Criminologia e Cinema e para onde remetemos o leitor mais interessado à temática criminológica. Leia sobre o Assassino do Zodíaco Agora.
Certo é que transtornos mentais incuráveis são dilemas de política criminal dos mais complicados. A incapacidade em demonstrar empatia ou de aprender com experiências passadas, a ausência de remorso e o excesso de crueldade são algumas das características dos personagens, os quais, concordemos, não ficam apenas na ficção, restritos às salas de cinema.
Dito de outra forma: é possível antecipar e intervir em comportamentos antissociais violentos? Qual a melhor medida Estatal contra seus autores após a sua prática e prisão? Enfim… Não existem respostas fáceis para problemas difíceis.
Eis o ponto.
Um ótimo filme a todos!
Trailer Legendado
Sinopse do Filme O Silêncio dos Inocentes (1991)
A agente do FBI Clarice Starling (Jodie Foster) é ordenada a encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o perigoso psicopata, Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo.