A franquia Velozes e Furiosos alcançou seu 10º filme neste último final de semana, Dom Toretto e sua família precisam lidar com o adversário mais letal que já enfrentaram.
Alimentada pela vingança, uma ameaça terrível emerge das sombras do passado para destruir o mundo de Dom e todos que ele ama. Incluindo um spin-off, velozes e furiosos soma 11 filmes.
Será que essa franquia foi longe demais? Manobras cada vez mais impossíveis, menção a superpoderes e até uma viagem ao espaço já não são suficientes?
Apesar de críticas desfavoráveis em suas últimas produções, tudo indica que essa franquia ainda tem história para contar, com mais um filme em produção e a possibilidade de mais filmes derivados, como “Hobbs & Shaw”, que teve uma grande aceitação do público.
Aí fica a pergunta: como uma franquia como essa consegue fazer sucesso por tanto tempo? Qual é o segredo para se manter sempre relevantes? Se engana quem pensa que Velozes e Furioso é a única franquia a produzir uma quantidade significativa de filmes.
Existem várias franquias de sucesso no cinema conhecidas por sua longevidade e popularidade. A seguir listaremos 4 estratégias adotadas por Hollywood de manter certas franquias sempre em evidência.
Expansão de universo nas franquias
À medida que os universos das franquias se expandem, a quantidade de filmes também aumenta. Novas histórias envolvendo personagens coadjuvantes, locais inexplorados e origens ainda não reveladas se tornam um atrativo para o público.
Além disso, o surgimento de universos compartilhados, como os da Marvel, DC e Tarantino (que merece até um artigo próprio), possibilitando a união de filmes de diferentes estilos dentro do mesmo universo, faz com que as franquias encontrem em suas concorrentes uma forma de sucesso que agrade o público.
Os fãs ficam ansiosos com a possibilidade de crossovers entre personagens de filmes distintos, o que eleva as expectativas.
Por exemplo, quando descobrimos que Animais Fantásticos faz parte do universo de Harry Potter, nossa empolgação aumenta, assim como acontece com Creed, que faz parte da franquia de Rocky. Quanto mais amplo o universo se torna, mais personagens são introduzidos e, consequentemente, mais filmes são produzidos.
Apelo do grande público de filmes comerciais
Quando um filme alcança um grande sucesso, o público imediatamente anseia por uma continuação. O poder da crítica perde força quando a bilheteria é favorável para a indústria cinematográfica. Um exemplo disso é a própria franquia Velozes e Furiosos. Embora nem sempre sejam elogiados pela crítica, o público continua lotando os cinemas para acompanhar cada nova sequência dessa saga.
Mesmo quando o público reconhece que a história já foi explorada ao máximo, eles ainda pedem por mais. É semelhante ao que ocorre nas novelas brasileiras, em que certos personagens ganham destaque à medida que o público os aprecia e deseja vê-los mais vezes.
Da mesma forma, nos filmes, independentemente do que a crítica possa dizer, quanto mais o público desejar, maior será a expansão do universo cinematográfico. Enquanto existir uma audiência, o espetáculo continuará.
Retorno aos Clássicos do Cinema
Uma outra estratégia para garantir a longevidade das franquias de sucesso é resgatar grandes clássicos. Através disso, é possível consolidar a história ou a franquia e atrair novos públicos. Um exemplo notável é o caso de James Bond, que já ultrapassou a marca de 25 filmes no total.
Essa abordagem permite eternizar a saga e conquistar novos espectadores. Jurassic Park também adotou essa estratégia, trazendo de volta o sucesso com a trilogia Jurassic World. Foi uma maneira de agradar o público que assistiu aos filmes na década de 80, além de atrair uma nova geração de fãs nos dias atuais.
Halloween também seguiu a mesma linha, lançando seu 13º filme em 2022, relembrando a era clássica dos filmes de terror slasher e conquistando fãs mais jovens. Retornar aos Clássicos é mais um método para estender ainda mais o alcance das franquias.
Uso de franquias e sequências para garantir sucesso comercial?
Há rumores em Hollywood de que roteiristas desenvolvem histórias originais ou para filmes novos, que eventualmente são incorporados a sequências de filmes já aclamados. Esses roteiros não foram originalmente escritos com a intenção de serem usados nessas produções, talvez nem sequer tinham essa intenção inicialmente.
No entanto, a chance de a indústria obter lucros é considerada baixa em comparação com o potencial de uma franquia que já possui um público consolidado. Em Hollywood, acredita-se que existem alguns motivos pelos quais essa estratégia é adotada. Um deles é a falta de confiança total na viabilidade de um roteiro original, o que leva os estúdios a preferirem não arriscar e optar por encaixá-lo em uma franquia já estabelecida.
Além disso, há casos em que um roteiro pode se encaixar perfeitamente em uma saga existente, trazendo um apelo adicional para os fãs. Por outro lado, pode ocorrer que uma franquia queira expandir sua série com uma nova sequência, mas estejam enfrentando dificuldades para encontrar uma história convincente para contar. Nesses casos, recorrer a roteiros não originalmente destinados à franquia pode ser uma solução para garantir o sucesso comercial.
O que você acha sobre esse boato de Hollywood? Faz sentido, não é mesmo? Parece que atualmente os estúdios de cinema tem muito medo de assumir um novo título e preferem apostar em franquias intermináveis para garantir os cinemas lotados!
Leia também sobre Os Melhores Filmes de Ficção Científica da Atualidade
Já ficou sabendo sobre o lançamento do novo Bird Box Barcelona?
MUITO BOM SABER DISSO. GOSTO MUITO DE HARRY POTTER
Muito bom o assunto e muito bem abordado! Uma excelente estratégia da indústria cinematográfica; apostarem nas sagas antigas, puxando a memória afetiva do espectador. UAU!
Todos os pontos muito bem colocados! Parabéns ao escritor. Muito bom mesmo 👏🏼♥️
Muito bom gostei bastante do conteúdo e principalmente do autor.
Vc vai longe 😘
Parabéns filho.
Nossa!!! Não tinha pensado por esse lado. Realmente a estratégia passa por esses tópicos que você abordou. Gostei muito do artigo! Muito bem elaborado! Aguardo por mais como este. 👏🏽😃
Análise cirúrgica e bem construída.
Excelente artigo.
Estão de parabéns pelo conteúdo.
Sensacional, texto com uma linguagem clara e objetiva, muito gostosinho de ler 👏🏾❤️
Não sou muito fã da franquia de Velozes e Furiosos, mas admito que depois de ler despertou curiosidade hahahahaha. É uma franquia genial!