Assistimos ao novo lançamento da diretora Greta Gerwig, Barbie (2023), o longa-metragem que vem batendo recordes e enchendo as salas de cinemas com pessoas de rosa pink. Qual segredo por trás desse hype de Barbie?
Afinal, vamos descobrir se vale mesmo a pena assistir ao filme Barbie. Será que é apenas uma boa estratégia de marketing ou o filme é bom mesmo?
O filme Barbie traz uma mistura de elementos muito originais, onde apresenta um mundo fantástico que questiona nossa realidade e os seus valores.
Sobre o que é o filme da Barbie?
Por conta de alguns defeitos funcionais, Barbie (Margot Robbie) precisa sair da terra fantástica de Barbielândia e ir para o mundo real. Lá, Barbie vai em busca de sua verdadeira felicidade, além de entender que o mundo real é bastante diferente de Barbielândia. Quando descobre que sua terra natal corre perigo, ela não pensa duas vezes e decide retornar para ajudar velhos conhecidos, como Ken (Ryan Gosling).
Mas o filme Barbie é bom?
A diretora Greta Gerwig, roteirista de ‘Adoráveis Mulheres’ (2019) e ‘Lady Bird: A Hora de Voar’ (2017), indicados ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e Original, não foge muito das suas temáticas habituais. Em ‘Barbie’ também foca em uma pauta que provoca reflexões sobre o viés feminista, mostrando como as Barbies fantasiam as mulheres do mundo real como pessoas que realmente conseguiram ascender na sociedade, já que as bonecas vivem em um universo onde tudo é perfeito para elas.
Há um certo exagero na forma como tudo é mostrado, principalmente na maneira como os homens são retratados aqui, mas esse exagero é uma forma criativa de gerar uma reflexão sobre os temas.
Apesar de ser uma comédia bem ácida, o filme vai fundo em sua crítica social, não só sobre como as mulheres são tratadas e enxergadas, mas também sobre como as indústrias funcionam e como o mundo real é, em detrimento das nossas idealizações. Por isso, podem se preparar, pois há crítica para a todos os lados.
A história é muito bem construída dentro do que se propõe, mesmo que haja previsibilidades narrativas e muita linguagem expositiva. Já vimos histórias semelhantes na Disney, por exemplo, a diferença é que aqui há uma dose de sarcasmo, um deboche e uma coragem na produção ao tocar em pontos fortes, devido à associação de uma grande marca com temas polêmicos.
Procurando um streaming para assinar? Guia completo dos streamings com preço.
Embora não haja uma ressignificação completa desses temas, percebo que abordar o feminismo e o empoderamento das mulheres em um filme da Barbie, serviu como uma desculpa perfeita para que a Mattel continue gerando lucros sem sofrer críticas sobre os padrões de beleza que ditaram por décadas. Em ‘Barbie’, todos os padrões são abraçados e fazem sentido para a trama, gerando identificação com o público engajado com a causa feminista e principalmente as empresas envolvidas.
Leia também – Lançamentos da Netflix Atualizado Mensalmente
Os cenários são deslumbrantes, a ambientação é impecável e tudo parece perfeitamente ideal neste mundo. Os detalhes são tão ricos que merecem uma lista de easter eggs, só para falar disso!
O filme tem uma fotografia vibrante que evoca um ar de surrealismo que combina demais com a narrativa. Visualmente, tudo é belo, incluindo o figurino, que é digno de um Oscar. O figurino do filme Barbie, mistura o vintage com o moderno de forma singular e nos impressiona com a riqueza de detalhes referente a época.
Embora eu já esperasse números musicais, devido às informações prévias divulgadas na internet, o filme não se arrisca a ser um musical. No entanto, ele se aproxima disso com algumas músicas originais que auxiliam na narrativa da história de Barbie e Ken. São músicas e números funcionais, coreografados com maestria e bastante divertidos.
Leia agora: Vale a pena assistir Guardiões da Galáxia Vol. 3? Lançamento Disney Plus + Aluguel
Qual elenco do filme Barbie?
Além da boa premissa, o filme brilha com as atuações. Embora o foco esteja em Barbie e Ken, o elenco de apoio também traz personagens marcantes. Margot Robbie, como sempre, entrega uma Barbie que todos acreditam ser ela. Assim como Robert Downey Jr., que ficou eternizado como Tony Stark, Margot Robbie se consagra como “A Barbie” e será difícil tirar esse posto dela.
Porém, destaco a atuação de Ryan Gosling, que rouba a cena sempre que está em tela. Suas aparições são acompanhadas de boas piadas. A sua representação ingênua, estereotipada e divertida de Ken é convincente. É perceptível que ele se diverte no papel, na verdade, todos parecem estar se divertindo. Sem dúvida, Ken é o meu personagem preferido neste filme!
Leia também: Lista das melhores séries da atualidade! (Suspense, Mistério e Ficção científica)
Alguns personagens são esquecidos e depois reaparecem como se nada tivesse acontecido, mas a edição faz parecer que isso faz sentido. Entretanto, não posso deixar de mencionar que o arco das personagens Gloria (America Ferrera) e Sasha (Ariana Greenblatt) soou um pouco superficial. Apesar disso, ambas contribuem para o avanço da trama.
Entenda: Vale a pena assistir a Sexta temporada de Black Mirror?
Vale a pena assistir ao filme Barbie?
‘Barbie’ não é um filme infantil, ele foi criado para pessoas que acompanharam o auge da boneca, então o público-alvo são pessoas que nasceram nos anos 80 e 90, momento em que a Barbie teve seu auge.
Com uma boa premissa e ritmo acelerado, aborda temas importantes para a sociedade atual. Faz um bom uso de uma narrativa de fantasia e cultura-pop para provocar críticas a sociedade e convida as pessoas a refletirem sobre a importância das mulheres na sociedade, a visão patriarcal endeusada por algumas pessoas, o consumismo desenfreado e os padrões de beleza que a própria boneca imprime. O filme possui excelentes diálogos, sendo o segundo ato a melhor parte do longa, com suas piadas pastelões e estilo debochado e sarcástico. Valeu o meu tempo.
Leia também: O que é a Metalinguagem no Cinema?
Tudo sobre a nova série Silo da Apple TV. Vale a pena assistir?
The Witcher 3 temporada. Será que é boa? Entenda a saída de Henry Cavill